Uma das primeiras coisas que chamam a atenção quando se conhece alguém pela primeira vez é o seu sorriso e, por consequência, os seus dentes. A saúde bucal é tão importante quanto a saúde do corpo em geral, e também deve ser levada a sério. Por isso, existe uma área da odontologia que ajuda as pessoas a manterem sua boca e dentes sempre saudáveis, prevenindo doenças. É a chamada odontologia preventiva.
Para garantir que a boca e os dentes do paciente estejam sempre saudáveis, existem alguns aspectos nos quais o dentista ajudará o seu paciente para que ele tenha uma ótima saúde oral durante toda a sua vida, porém, é preciso que o paciente também colabore durante essa jornada.
O primeiro passo que o paciente precisa dar é ir ao dentista com uma certa regularidade, para verificar se está tudo bem com seus dentes e se não há nenhum sinal de doença bucal. Desta forma, a pessoa pode prevenir cáries em seus dentes, doenças periodontais (gengivite e periodontite) e o câncer de boca.
Além disso, a pessoa que quer ter os dentes sempre saudáveis precisa começar comprando a escova de dentes correta, que é a com cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena. Desta forma, a escova não irá traumatizar nem a bochecha e nem a língua e, também, irá facilitar na hora de limpar os dentes que ficam mais atrás na boca. Usar fio dental também é imprescindível, pois ele retira o resto de comida que pode ter ficado após a escovação, prevenindo também contra o mau hálito. Passe-o depois das refeições e antes de dormir.
Os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos precisam ter bastante cuidado com a saúde de sua boca, pois, como este é um tratamento que pode durar anos e o uso do aparelho, muitas vezes, torna mais difícil limpar corretamente os dentes, a pessoa precisa seguir todas as dicas da odontologia preventiva para manter a saúde bucal.
A odontologia preventiva deve começar desde os primeiros anos de idade, para que a criança já entenda a importância do cuidado com os dentes e apresente sempre uma boca saudável. Além disso, os pequenos também devem sempre que possível ir ao dentista para aplicar flúor e proteger os novos dentes com selantes (materiais com base de resina ou cimentos de ionômero de vidro), aplicados à superfície oclusal.